As 10 coisas mais importantes de uma empresa júnior

May 17, 2019

 

 

 

 

No mercado, é possível perceber inúmeros tipos de empresas, as quais possuem diferentes finalidades e se destinam à prática de atividades distintas. Dentro desse quadro, encontra-se também as empresas juniores.

 

No entanto, essas diferenças não implicam em necessidades básicas completamente diferentes.

É certo que cada firma terá suas peculiaridades, porém em alguns pontos há de se averiguar semelhanças.

Partindo-se de uma perspectiva fundamental, compreende-se importante para as empresas juniores, os seguintes tópicos:

 

1 – Ética:

Uma organização não existe sem regras e valores que norteiam seu funcionamento e crescimento.

Assim, faz-se necessário em uma empresa, que suas normas internas estejam pautadas nos valores da ética e da moral, para que se tenha um ambiente harmonioso, respeitando princípios basilares das relações interpessoais.

 

2 - Cultura Organizacional:

A cultura organizacional é responsável por reunir os hábitos, comportamentos, crenças, valores éticos e morais e as políticas internas e externas de uma empresa.

 

Uma boa cultura pode motivar os funcionários e ajudá-los a crescer junto com o empreendimento, assim como uma cultura “desorganizacional” pode empurrar a empresa e os funcionários para problemas de produtividade e no ambiente de trabalho.

 

Em outras palavras, é a cultura organizacional que vai desenvolver diretrizes para uma empresa de sucesso, a começar pela forma como os funcionários vão enxergar o negócio e agir dentro dele.

 

Quem investe em uma gestão de pessoas e uma cultura corporativa de qualidade acaba gerando maior satisfação entre os clientes e obtendo maior lucro em suas atividades.

 

3 - Ambiente colaborativo:

É muito importante fomentar um ambiente colaborativo nas EJ’s, para que haja um fluxo de informações maior e mais acelerado entre elas.

Por meio deste ambiente torna-se mais fácil aprender e repassar o conhecimento aprendido em sua própria EJ.

Pode-se destacar que o MEJ  (Movimento Empresa Junior), o qual tem como propósito a busca por um Brasil Empreendedor e que forme pessoas comprometidas e capazes de transformar o Brasil, possui como um de seus princípios, o ambiente colaborativo.

 

4 - Bom relacionamento entre os membros

Um relacionamento positivo no trabalho mostra-se como desafio para muitas das grandes empresas encontradas no mercado.

Um bom relacionamento ajuda a aumentar a confiança entre os membros da equipe, diminuindo os conflitos e colaborando para o crescimento individual e coletivo.

Ademais, em um ambiente saudável há maior desenvolvimento pessoal e intelectual, contribuindo para uma maior produtividade.

 

5 - Trabalho em equipe:

Correlato a um convívio sadio, é de suma importância o trabalho em equipe.

Observado sob a ótica de entrega de tarefas, o referido tópico contribui de forma significativa para a produtividade, visto que otimiza o trabalho.

Outrossim, com um trabalho em conjunto a missão organizacional, a visão e os valores são mais facilmente difundidos e realizados.

O foco deve ser da equipe e a missão organizacional e o cumprimento das metas estabelecidas são os pontos centrais em que cada um dos trabalhadores precisa estar concentrado.

 

6 - Realização de capacitações

Outro fator importante é a busca contínua de conhecimento.

Por meio de capacitações as EJ’s conseguem desenvolver tecnicamente seus membros, gerando consultores e

diretores aptos a proporcionar a seus clientes, um serviço de qualidade.

 

7 – Resiliência

A resiliência faz parte dos processos de gestão de mudanças.

Para as pessoas que trabalham nas organizações, deve-se ter um grande equilíbrio emocional, principalmente, para saber lidar com os problemas relacionados com o trabalho, quando as situações não ocorrem como elas esperam.

Além disso, a resiliência diz respeito à capacidade de tomar medidas que minimizem os problemas que surgem no contexto laboral.

Como em todo ambiente empresarial, muitas são as dificuldades a serem enfrentadas e superadas, aprimorar tal característica faz-se vital.

 

8 - Integração entre as áreas

No ambiente da Empresa Jr., as áreas da EJ estão conectadas.

Por serem compostas por alunos, estes raramente tem especialização em determinada área, em verdade, costumam ter conhecimento geral, (pautado no curso que participa) que ao longo da participação na EJ se torna mais específico.

Assim, consultores de determinada área podem também partilhar conhecimento sobre outras e, dessa maneira, ajudar consultores de outras áreas a conseguir tal conhecimento.

Por conseguinte, há um fluxo de informações que viabiliza uma área auxiliar a outra no que for preciso, contribuindo para uma empresa integralizada.

 

9 - Profissionalismo

O profissionalismo pode ser celeremente conceituado como comprometimento do trabalhador com as normas e a ética da empresa para qual presta serviços. Por meio dele, o funcionário coloca suas obrigações de trabalho acima de qualquer laço de amizade ou intimidade.

Dessa forma, há a manutenção de um ambiente íntegro e que fomenta um trabalho em equipe mais harmonioso, na medida em que, a relação dos membros pauta-se no compromisso com a empresa (relação profissional) e não em suas relações pessoais.

 

10 - Gestão Financeira

É muito importante que a área que realiza o controle das finanças esteja estruturada e em dia.

A empresa precisa ter informações corretas sobre saldo do caixa, valor das contas a receber e das contas a pagar, volume das despesas fixas e financeiras. Para, dessa forma, ser possível melhorar seus resultados e aumentar seu valor patrimonial, com geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais.  

 

Sobre o autor:

 

Mariana cursa Direito na faculdade Ibmec. A autora ainda atua na área de jurídico financeiro dentro da Ibmec Jr.

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Unidade Centro

Av. Pres Wilson, 118 - 9º Andar

Centro, Rio de Janeiro

CEP: 20030-020

(21) 98907-9668

Unidade Barra 

Av. Armando Lombardi, 940

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

CEP: 22630-020
(21) 4503-4431 / (21) 97390-4509

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

© 2019 Copyright Ibmec Jr Consultoria Empresarial - Todos os direitos reservados.

CNPJ: 01.419.692/0001-70  |  Empresa sem fins lucrativos