A importância do Marketing Mix

February 11, 2019

 

As especulações que giram em torno do marketing não são recentes, ainda que tenham surgido novos termos ao longo dos anos, o cuidado em criar as estratégias para promover uma marca e um produto ou serviço não são recentes. Um bom exemplo disso é o mix de marketing, ou o marketing mix.

 

Pode-se entender o marketing como um conjunto de técnicas e métodos que são aplicados ao estudo das necessidades dos mercados e seus componentes, como público, vendas e produtos, tudo isso levando em consideração o desenvolvimento da empresa.


A palavra mix, pode ser traduzida como um “misturador de ingredientes”. Tais ingredientes são, basicamente, os 4Ps: produto, preço, praça e promoção, os quais são os pilares principais na hora de de analisar e criar as estratégias do negócio.


As estratégias a serem traçadas giram em torno dos 4Ps, tornando, assim, o entendimento mais fácil e melhor aplicável. Para a aplicação ser viável, é necessário entender cada tipo de estratégia anteriormente traçada pelo empreendedor, para, então, serem criadas e aplicadas as novas táticas.


O primeiro P deste modelo de marketing, é o Preço. Muitos acreditam que preços baixos são sinônimo de competitividade e marketing, porém, nem sempre, de fato, acontece. O entendimento sobre precificação se dá quando sabe-se diferenciar o correto equilíbrio entre o valor real da mercadoria e o seu valor agregado.


Seguindo para o próximo P, tem-se o Produto. Compreender o produto é o primeiro passo para descobrir quais serão as estratégias utilizadas pela sua equipe, afinal, essa é uma decisão que pode definir o posicionamento da empresa no mercado. No setor, seja ele qual for, as empresas costumam trilhar dois caminhos: ou oferecem uma solução completa para o consumidor, com produtos sortidos, ou buscam se especializar em determinado segmento.


Para a continuação dos 4Ps, temos, então, a Praça. Entende-se por tanto em questão do ponto de venda quanto da localização da loja. É preciso que o ambiente seja coerente com o perfil do consumidor que frequenta a região, ou seja, é preciso considerar questões como a renda familiar, a idade, dentre outros aspectos; então, se o perfil de consumidor for classe A, é necessário que toda a infraestrutura da loja remeta a este tipo de cliente a marca de seu negócio.


Finalizando o marketing mix, temos o último, e não menos importante, o P de Promoção. Este P, pode-se declarar, o maior impulsionador de vendas do marketing. Para traçar as estratégias necessárias neste, é preciso avaliar e entender de forma completa o seu tipo consumidor, para, então, entrar no quesito: a melhor promoção seria a relâmpago? Ou, talvez, um programa de fidelização? Tudo vai sempre depender do tipo de relação que o empreendimento estabelece com seus clientes.


Ao contrário do que muitos pensam, o marketing não é um “luxo”, mas, sim, uma necessidade para que a empresa consiga os resultados esperados. Por isso, o marketing é considerado um investimento, porque, no longo prazo, será possível perceber o retorno do capital investido no empreendimento.


Por fim, o marketing mix, só será eficiente se representar para a empresa uma sinergia e constituírem uma combinação com infalível proposta de valor para o consumidor final.

 

 

Sobre o autor: Marcela Accioly é graduanda em Engenharia Civil pela faculdade Ibmec-RJ e atua como consultora da área de projetos.

Se você quiser saber um pouco mais sobre a autora: https://www.linkedin.com/in/marcelaaccioly/

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