As melhores formas de atrair seu consumidor

November 22, 2018

 

Todos nós sabemos que lidar com os consumidores nos dias atuais é algo muito mais difícil do que se imagina. Para isso, requer um alto grau de complexidade em entender os seus hábitos de compra, objetivos e necessidades. Nesse post, iremos falar um pouco sobre como driblar as dificuldades que podem aparecer no mercado de trabalho e achar caminhos mais fáceis para atingir o seu público alvo!

 

Vamos nessa?

 

Primeiramente, deve-se ressaltar que é muito difícil para o comércio conseguir se adaptar aos comportamentos do ser humano, tendo em vista que os hábitos socioculturais mudam a cada instante. Nesse sentido, todo gestor deve ter em mente que nenhum produto e/ou serviço vendido, hoje em dia, deve ser tratado de maneira insignificante. O importante é transformar o ato de compra em uma experiência única para o consumidor.

 

Partindo desse pressuposto, serão utilizadas ferramentas de marketing que consigam atingir os objetivos da empresa, através do treinamento de funcionários, técnicas de promoção, otimização dos processos, entre outros. Além disso, há muitos problemas no mercado com relação ao atendimento, e por isso, torna-se necessário ter uma equipe que domine as características dos produtos e/ou saiba executar os serviços de maneira bem feita.

 

Ela deve ter simpatia, saber ouvir e , principalmente, ser capaz de contribuir para que o cliente satisfaça todos seus desejos e necessidades em uma só compra, sem ter de procurar outros estabelecimentos. Com a comunicação mais direta e personalizada, o consumidor consegue enxergar diferenciais entre as marcas, influenciando positivamente assim, na fidelização e em sua decisão de compra.

 

Outro fator de extrema relevância é que o gestor deve conhecer fielmente seu público-alvo.

O que importa nesse momento é analisar qual o segmento de mercado em que a empresa atinge, e a partir disso, definir e focar em tais consumidores. Embora nunca se deva esquecer os outros segmentos, o mais importante, no momento, é que a empresa tenha convicção dos clientes (público-alvo) com os quais ela está lidando diretamente. Entendendo, assim, suas dores, sua rotina, sua opinião sobre o produto e/ou serviço, o porquê do indivíduo consumir aquilo, entre diversos outros atributos.

 

Depois da definição do perfil de seu consumidor, é que será possível então, traçar estratégias específicas que sejam capazes atingir estas pessoas e aumentar a eficiência das futuras estratégias de marketing. Um exemplo disso se dá quando seus consumidores utilizam muito as mídias sociais, e por esse, e muitos outros meios, você saberá como posicionar sua marca e se comunicar com o cliente.

 

Portanto, pode-se dizer que traçar o público-alvo é algo de extrema importância para as empresas nos dias atuais. Ao conhecer o consumidor de maneira profunda e não superficial, você será capaz de criar estratégias da melhor maneira possível, de forma em que atenda o seu cliente e alcance todas suas expectativas, criando assim, possíveis vantagens competitivas diante de outras marcas, e um bom posicionamento no mercado.

 

 

Sobre autor: 

 

Giovanna David é graduanda em Administração pelo Ibmec-RJ e atua como gerente de projetos da Ibmec Jr.

 

Se você deseja saber um pouco mais sobre a autora: https://www.linkedin.com/in/giovanna-david-a4a44114b/

 

 

 

 

 

 

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