Entenda a importância do Planejamento Estratégico

Antes de mais nada, é interessante entender o significado das palavras planejamento e estratégia. Portanto, comecemos explicando o que cada palavra significa para então compreendermos os conceitos de planejamento estratégico.


  • A palavra “Planejamento” segundo definições do dicionário: Substantivo masculino. Ação ou efeito de planejar, de elaborar um plano. Ação de preparar um trabalho, ou um objetivo, de forma sistemática; planificação. Determinação das etapas, procedimentos ou meios que devem ser usados no desenvolvimento de um trabalho, festa, evento.


  • A palavra “Estratégia” segundo definições do dicionário: Substantivo feminino. Meios desenvolvidos para conseguir alguma coisa. Forma ardilosa que se utiliza quando se quer obter alguma coisa.


Portanto, unindo as duas definições, podemos concluir que planejamento e estratégia combinados resultam em: Ação de elaborar um plano ou determinação das etapas desenvolvidas para conseguir alguma coisa.


Em termos práticos, o planejamento estratégico é o plano de ação de uma empresa que almeja o sucesso. É a partir do planejamento estratégico que a empresa sabe o que precisa fazer hoje para alcançar seus objetivos de médio e longo prazo. Com ele, será possível pôr no papel e racionalizar tudo aquilo que se tem hoje e o que se quer para o futuro da organização. O planejamento estratégico é responsável pela definição da essência de uma empresa e, além disso, os objetivos da mesma, para que, dessa forma, obtenha-se um crescimento sustentável.


No planejamento estratégico desenvolvemos a Visão, que nos indica aonde queremos chegar, e a Missão, que nos indica por que abrimos as portas do nosso negócio todos os dias. É ele que orienta as tomadas de decisão de uma empresa e, para isso, reúne a análise de todos os recursos físicos e humanos que fazem o ambiente interno da empresa funcionar. Um planejamento estratégico de qualidade faz uma análise da empresa como um todo, analisando suas forças e fraquezas, e faz uma análise do mercado, destacando as ameaças e oportunidades enfrentadas no mercado o qual determinada empresa está inserida. É a partir do diagnóstico dessas variáveis que se constrói a estratégia ideal para atingir os objetivos definidos no planejamento.


Além disso, o planejamento estratégico deve ser acompanhado de perto e ajustado sempre que necessário, pois é comum que os objetivos se percam com o passar dos anos. Não é uma tarefa que deve ser feita apenas no início do exercício de uma empresa e esquecida posteriormente. Já dizia William Deming: “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia.”


No que diz respeito a pandemia pelo novo coronavírus, você sabia que a maioria das empresa que sobreviveram e estão sobrevivendo a esta crise possuem bom planejamento estratégico?


Por fim, o planejamento estratégico da sua empresa precisa responder às seguintes perguntas: Onde estou? Para onde quero ir? e Como chegar lá? E, para isso, precisa garantir que as atividades estejam sendo executadas dentro dos parâmetros definidos, garantir que as mesmas sigam a identidade da empresa e avaliar a capacidade de alcançar objetivos e identificar problemas.


E aí? Quer responder a essas perguntas com a gente? Agende a sua reunião de diagnóstico!


Sobre a Autora:

Camile Majdalani é graduanda em Ciências Econômicas pelo Ibmec-RJ, e atua como gerente de projetos na Ibmec Jr.

20 visualizações
Unidade Centro

Av. Pres Wilson, 118 - 9º Andar

Centro, Rio de Janeiro

CEP: 20030-020

Unidade Barra 

Av. Armando Lombardi, 940

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

CEP: 22630-020

Telefone:

(21) 99728-6999

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

© 2020 Copyright Ibmec Jr Consultoria Empresarial - Todos os direitos reservados.

CNPJ: 01.419.692/0001-70  |  Empresa sem fins lucrativos