Entenda a importância de uma análise de mercado para o seu negócio

Você deseja ter mais organização e planejamento no seu negócio? Leia esse artigo e entenda como a análise de mercado pode te ajudar.


A análise de mercado trata-se de uma pesquisa aprofundada sobre as informações relacionadas ao mercado de atuação da sua empresa, que podem impactar de forma negativa ou positiva o negócio. Sua principal função é ajudar o gestor a entender as mudanças dos tempos atuais e, com isso, elaborar um plano de ações para tomadas de decisão. Desse modo, levando isso em consideração separamos algumas vantagens da análise mercadológica.


1º Visão realista


A análise de mercado permite os gestores a contar com uma visão mais realista do seu negócio, isto é, permite compreender exatamente como sua empresa encontra-se no seu setor, qual seu posicionamento com relação aos seus concorrentes e como seus clientes se relacionam com a sua marca.

Além disso, a análise promove dados e informações atualizadas sobre aquele setor, tais como: a curva de demanda, tamanho e projeção, períodos sazonais, entre outros pontos que ajudaram em uma tomada de decisão mais segura..


2º Avalia tendências


Para sair na frente é preciso ouvir os consumidores frequentemente, dessa forma, é possível identificar tendências de mercado e mudanças no comportamento dos consumidores. Essas informações permitirão o gestor antecipar e aproveitar essas mudanças da melhor forma possível.

Essa avaliação pode ser feita tanto através dos consumidores quanto dos concorrentes, conhecer as melhores práticas implantadas pelas empresas que estão na liderança no mercado que você está inserido ajudam na sua progressão, por mais que seja dono de um pequeno negócio essas informações podem ser adaptadas para a sua realidade.


3º Expectativas presentes e futuras


A análise de mercado fornece não apenas dados e informações do mercado hoje, mas também daquilo que está por vir e como pode impactar seu negócio, seja de forma positiva ou negativa.

Nós estamos em constantes mudanças, por isso é indispensável no empreendedorismo o conhecimento mínimo de como ou onde o mercado estará em breve, assim o gesto consegue se planejar com antecedência de modo a diminuir os impactos negativas e até mesmo aumentar as chances de bons resultados. Ou seja, a análise de mercado permite o administrador identificar oportunidades ou ameaças para seu negócio.


Um exemplo do impacto da análise de mercado para um empreendimento é o Café Pilão, após a empresa fazer uma análise mercadológica eles perceberam que cada vez mais o brasileiro fazia suas refeições e lanches fora de casa. Por isso, resolveram sair da prateleira do supermercado e criar um espaço só seu para receber seu cliente. Resultado disso é a Casa Pilão, que nasceu lá em 2010 e mudou a realidade da empresa de produto para oferecer serviços e ainda se transformar em franquia.


Desse modo, compreende-se a importância que uma análise de mercado tem para evolução de um empreendimento. Vale ressaltar que é preciso fazê-la continuamente para que o gestor mantenha uma vantagem competitiva no seu setor e, com isso, sair na frente em relação às suas concorrentes.


84 visualizações
Unidade Centro

Av. Pres Wilson, 118 - 9º Andar

Centro, Rio de Janeiro

CEP: 20030-020

Unidade Barra 

Av. Armando Lombardi, 940

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

CEP: 22630-020

Telefone:

(21) 99728-6999

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

© 2020 Copyright Ibmec Jr Consultoria Empresarial - Todos os direitos reservados.

CNPJ: 01.419.692/0001-70  |  Empresa sem fins lucrativos