Entenda a importância de se ter organização financeira empresarial e veja como pode ser feita

Está com dificuldade para organizar as finanças da sua empresa? Leia esse artigo e veja como você pode fazer.


O planejamento e a organização da situação financeira da empresa é indispensável, especialmente nesse período de pandemia, onde alguns gastos precisam ser evitados. Ferramentas como essa permitem o gestor identificar quais recursos estão disponíveis e quais as naturezas dos gastos e seus possíveis excessos de consumo, oferecendo um controle maiorias receitas e das despesas. Dessa forma, é possível obter uma base mais sólida para a tomada de decisão com relação a destinação dos seus recursos.

Com o planejamento e a organização das financiais além de ter mais liberdade para tomar decisões, o gestor diminui o impacto das ameaças de emergência no futuro da empresa, amplia a possibilidade de rendimentos, reduz gastos operacionais e minimiza as chances de erro. Por isso, o controle é de suma importância para saúde e o desenvolvimento de um empreendimento. Sendo assim, separamos algumas dicas de como ele pode ser feito.


1º Acompanhe o fluxo de caixa


A melhor maneira de manter as despesas sob controle é acompanhando a entrada e saída dos recursos financeiros através do fluxo de caixa. Essa ferramenta organiza todas as receitas e despesas de acordo com datas e categorias, sendo possível ter uma visão mais clara de todas as movimentações que ocorreram em um determinado período. Além disso, demonstra a capacidade da empresa em honrar com seus compromissos.

Desse modo, com todas as suas demonstrações, o fluxo de caixa pode auxiliar na tomada de decisões tendo vista que com ele pode-se identificar quais fontes de receitas estão se destacando mais e quais são as despesas desnecessárias ou que podem ser reduzidas.


2º Faça um planejamento orçamentário


O orçamento consiste em um planejamento de quais serão os recursos alocados ao negócio. Isto é, com ele a empresa pode planejar os recursos disponíveis para produtos, serviços, setores ou/e gestores com intuito de garantir um uso mais conscientes dos mesmo de modo evitar prejuízos às finanças da empresa.

Além disso, um orçamento empresarial permite o gestor conhecer a capacidade do capital de giro de sua empresa, o que leva programar melhor suas compras, reduzir prazos de recebimento de venda e negociar melhor o pagamento com fornecedores.


3º Avalie a necessidade do capital de giro


Entender os prazos médios de recebimento e pagamento faz com que o gestor negocie melhor os prazos com fornecedores, além de saber até quanto pode ser a negociação com os seus clientes. Isto é, essa ferramenta ajuda o gestor a entender o valor mínimo que a empresa precisa ter de dinheiro no caixa para garantir a continuação da operação do negócio.

O prazo médio de pagamento consiste no tempo médio entre a data de compra e a data de pagamento ao fornecedor. Enquanto o prazo médio de recebimento consiste no tempo médio entre a data de venda e a data de recebimento do dinheiro.

Com isso, se a prazo de pagamento for maior que o recebimento a empresa não terá capital de giro para cumprir com seus compromissos, por isso, é de suma importância que os gestores tenham conhecimento desses prazos para poderem ser planejar/ organizar.


Sendo assim, demos ótimas dicas de como você pode manter o controle e a organização da situação financeira da sua empresa de modo que seja possível reduzir custos e, como consequência, atingir o êxito.

Gostou dessa artigo e que ver mais ? Dê uma olhadinha em nossas postagens anteriores, separamos outras dicas sobre análise de experiência do cliente, análise de mercado, marketing digital e muito mais.


15 visualizações
Unidade Centro

Av. Pres Wilson, 118 - 9º Andar

Centro, Rio de Janeiro

CEP: 20030-020

Unidade Barra 

Av. Armando Lombardi, 940

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

CEP: 22630-020

Telefone:

(21) 99728-6999

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

© 2020 Copyright Ibmec Jr Consultoria Empresarial - Todos os direitos reservados.

CNPJ: 01.419.692/0001-70  |  Empresa sem fins lucrativos