Entenda a importância da Matriz GUT para o seu negócio

Você tem dificuldade em administrar as suas tarefas e decidir quais devem ser priorizadas? Então, você precisa conhecer a Matriz GUT.

Criada na década de 80 por Charles Kepner e Benjamin Tregoe, a Matriz GUT consiste em um método de priorização da resolução de problemas que tem como base 3 critérios: Gravidade, Urgência e Tendência, os quais variam em uma escala de 1 a 5. Vamos analisá-los separadamente:

Gravidade (G)

O critério Gravidade refere-se ao impacto que o problema pode trazer ao negócio e/ou aos envolvidos caso não seja solucionado o quanto antes.

A escala de gravidade varia em:


1- Não é grave

2- Pouco grave

3- Grave

4- Muito grave

5- Extremamente grave


Portanto, a pergunta que deve ser feita nesta etapa é: Qual é o impacto causado por esse problema e com qual intensidade?

Urgência (U)

O critério Urgência está relacionado ao prazo máximo de resolução do problema para que os seus efeitos não sejam sentidos pelo negócio e/ou pelos envolvidos.

A escala de urgência varia em:


1- Não é urgente

2- Pouco urgente

3- Urgente

4- Muito urgente

1- Extremamente urgente


Logo, deve-se fazer o seguinte questionamento nesta etapa: Quanto tempo esse problema pode aguardar para ser solucionado?

Tendência (T)

O critério de Tendência leva em consideração a propensão do problema a agravar-se com o passar do tempo enquanto não for solucionado.

A escala de tendência varia em:


1- Não piora

2- Piora em curto prazo

3- Piora em médio prazo

4- Piora em longo prazo

5- Piora rapidamente


Assim, deve-se fazer a seguinte pergunta nesta etapa: Se esse problema não for resolvido imediatamente, em quanto tempo seus impactos serão sentidos?

Agora que os critérios foram esclarecidos, vamos ao passo a passo da Matriz GUT:

Primeiramente, liste todos os problemas que devem ser resolvidos, inclusive aqueles que já estão em andamento. Em seguida, dê notas de 1 a 5 conforme a gravidade, urgência e tendência de cada problema. Uma vez feita a pontuação, multiplique as três notas e verifique quais problemas obtiveram os maiores resultados, pois são esses que devem ser priorizados. Por fim, com as conclusões apresentadas na matriz, é possível elaborar um plano de ação com maior clareza, direcionando esforços para a resolução dos problemas que exigem maior atenção.

Confira abaixo um exemplo de Matriz GUT:


Sobre a autora:

Luiza Bandeira de Mello é graduanda em Administração pelo Ibmec-RJ e atua na Ibmec Jr como Gerente de Projetos e Consultora de Marketing.


13 visualizações
Unidade Centro

Av. Pres Wilson, 118 - 9º Andar

Centro, Rio de Janeiro

CEP: 20030-020

Unidade Barra 

Av. Armando Lombardi, 940

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

CEP: 22630-020

Telefone:

(21) 99728-6999

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

© 2020 Copyright Ibmec Jr Consultoria Empresarial - Todos os direitos reservados.

CNPJ: 01.419.692/0001-70  |  Empresa sem fins lucrativos