Dicas para uma prospecção passiva

Atualizado: há 6 dias

A prospecção passiva é aquela em que o cliente dá o primeiro passo em direção à empresa, não o contrário. Seja pelo conteúdo ou pelas soluções oferecidas, o cliente é atraído e entra em contato com a empresa de maneira espontânea. Por isso, é importante traçar estratégias para que os potenciais clientes tomem conhecimento da empresa o quanto antes.

Então, confira 3 dicas para uma prospecção passiva:


1 - PRODUÇÃO DE CONTEÚDO RICO

A criação de conteúdo de valor, alinhado aos interesses de potenciais clientes, é uma maneira eficaz para atrair leads. Oferecer um conteúdo detalhado sobre o segmento de atuação da empresa, mostra um conhecimento aprofundado e transmite uma imagem de credibilidade, falando com propriedade do assunto tratado.

Seja através de e-books, whitepapers, cases de sucesso, vídeos, entre outros formatos, é possível coletar dados relevantes sobre potenciais clientes interessados no material, solicitando informações pessoais (nome, e-mail, empresa e cargo, por exemplo) em troca de um conteúdo rico.

Além disso, por ser um conteúdo digital, o rápido compartilhamento do material promove maior visibilidade à empresa e, consequentemente, aumenta o número de visitantes que podem vir a se tornar clientes efetivos.


2 - CAMPANHA DE LINKS PATROCINADOS

Os links patrocinados são anúncios em texto e links que aparecem quando é realizada uma pesquisa em alguma ferramenta de busca, como o Google, por exemplo.

Com o aumento da visibilidade online, eles ampliam o tráfego de potenciais clientes nos canais da empresa, além de atrair leads mais qualificados, uma vez que o visitante pesquisou um assunto específico. Portanto, é importante estudar cuidadosamente a persona do negócio antes de escolher as palavras-chave da campanha, assegurando que estão alinhadas aos desejos e às necessidades do público que a empresa pretende atrair.

Também é preciso preparar a “landing page”, ou seja, a página que o potencial cliente será direcionado ao clicar no anúncio. A “landing page” deve focar em um conteúdo que valorize as soluções da empresa e conter um formulário de contato completo.

Por fim, é essencial acompanhar as principais métricas da campanha, como o número de cliques e vendas realizadas através do anúncio, a fim de verificar se as estratégias de marketing estão tendo êxito ou se precisam ser reformuladas.


3 – E-MAIL MARKETING

O e-mail marketing é uma ferramenta que funciona como uma estratégia de nutrição de leads. Consiste em enviar e-mails para as pessoas cadastradas no site da empresa, com conteúdo de valor e de acordo com o interesse do público. A partir do e-mail marketing, a empresa procura não só manter, mas também estreitar o contato com os leads para que avancem o quanto antes para o último estágio da jornada do consumidor: a decisão de compra.

Portanto, é importante investir em um template atrativo, com um texto conciso, ao mesmo tempo que persuasivo, complementado por imagens que despertem a curiosidade do leitor. Além disso, é essencial incluir os “call-to-action” no conteúdo, como “clique e confira”, “teste grátis” e “compre agora”, sendo claros e ligados diretamente ao que está sendo proposto no e-mail. Em suma, o objetivo é promover a identificação do lead com o conteúdo do e-mail e, consequentemente, o seu engajamento com a empresa.


Sobre a autora:

Luiza Bandeira de Mello é graduanda em Administração pelo Ibmec-RJ e atua na Ibmec Jr como Gerente de Projetos e Consultora de Marketing.



8 visualizações
Unidade Centro

Av. Pres Wilson, 118 - 9º Andar

Centro, Rio de Janeiro

CEP: 20030-020

Unidade Barra 

Av. Armando Lombardi, 940

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

CEP: 22630-020

Telefone:

(21) 99728-6999

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

© 2020 Copyright Ibmec Jr Consultoria Empresarial - Todos os direitos reservados.

CNPJ: 01.419.692/0001-70  |  Empresa sem fins lucrativos