Dicas para otimizar seu serviço de Delivery

Com o fechamento do seu estabelecimento você decidiu implementar o Delivery, porém percebe que está com dificuldade de organizar suas atividades? Leia nosso artigo que temos ótimas dicas para otimizar seus processos.

Anteriormente, muitas empresas estavam implementando serviços de Delivery em seus estabelecimentos como uma forma de ampliar seu faturamento e acompanhar a rotina corrida das pessoas com trabalhos e estudos. Entretanto, nessa atual conjuntura com todos em casa ele se tornou a única maneira dos bares e restaurantes gerarem receitas e manterem seus negócios. Devido ao fato da demanda por esse serviço ter aumentado ou por alvo novo para muitos estabelecimentos, muitos estão tendo dificuldades para organizar sua atividades.

Diante disso, resolvemos separar uma dicas para você otimizar seu processo de modo a reduzir o tempo de preparo e entrega ao cliente.

1º Faça um fluxograma

Além da qualidade e o preço do produto, o tempo de entrega também é um dos fatores decisivos para que o cliente opte finalizar sua compra. Desse modo, levando isso em consideração compreende-se que a velocidade é de suma importância em empreendimentos como bares e restaurantes.

Sendo assim, uma das formas que pode ajudar você a melhorar essa velocidade é montando um fluxograma para seu estabelecimento. Essa ferramenta funciona como um passo a passo das ações que ocorrem na empresa, no caso dos bares e restaurantes seria o detalhamento do processo desde do momento em que o pedido é feito até a entrega ao cliente.

Detalhar seu processo através do fluxograma fará com que você consiga visualizar de maneira mais integral suas atividades. Com isso, é possível identificar falhas e mudanças necessárias com uma maior facilidade, ou seja, ajuda você atuar de forma mais precisa no problema. Além disso, com o passo a passo feito é mais fácil de designar e treinar seus funcionários.

2º Faça relatórios frequentemente

Faça relatórios de acompanhamento do sistema Delivery para comparar seus números de vendas, qual plataforma os clientes estão mais entrando em contato, isto é, para mensurar a performance do seu negócio. Fazendo isso você consegue priorizar o atendimento em um ponto e, com isso, agilizar o processo de pedidos. Além de conseguir identificar quais demandas estão sendo mais feitas, você pode avaliar seu índice atrasos nas entregas, taxas de reclamações e entre outros fatores que auxiliará na medição do desempenho do empreendimento de forma que você sabia como tudo está funcionando e o que é preciso mudar.

Outro ponto que os relatórios podem ajudar é em relação a divulgação e promoção do seu negócio, pois ele dará elementos importantes que ajudarão a traçar estratégias para atingir o público-alvo, tendo em vista que com seus resultados detalhados, haverá uma facilidade maior para se pensar em estratégias.

3º Faça controle de estoque

Manter o controle do seu estoque em dia é de suma importância visto que ele afeta diretamente a margem de lucro e a rentabilidade do negócio. Sendo assim, objetivo do controle de estoque é manter um equilíbrio para que não haja excesso ou escassez de insumos para atividade do estabelecimento.

Além de ajudar no gerenciamento da empresa, a gestão de estoque fornece uma maior eficiência e organização de alguns processos da empresa. Ela também diminui a ocorrência de desperdícios evitando gastos desnecessários.

4º Comunicação com cliente

Fornecer uma boa comunicação com cliente é uma ótima estratégia para garantir e atrair mais pessoas ao seu negócio. Dessa forma, estar presente em seus canais de modo que o cliente consiga entrar imediatamente em contato com o estabelecimento é importantíssimo para garantir a boa experiência do cliente.

Outro ponto relevante em relação a essa comunicação diz respeito às informações sobre o seu pedido, elas precisam ser passadas claramente e qualquer eventualidade deve ser comunicada, dado que o cliente depositou uma confiança ao seu estabelecimento, com isso, ela precisa ser garantida para que ele volte ou indique para outras pessoas.

Para mais, se você deseja fidelizar seu cliente é preciso também uma boa comunicação pós-venda. Análise formas de retorno ao cliente, seja para sugerir a volta dele ou para pedir sugestões de melhoria, mostre-se aberto para receber opiniões. Essa prática é essencial fortalecer a relação com o consumidor e estimulando a sua fidelização.

Levando em consideração o que foi dito nesse artigo, nota-se alguns pontos que são suma importância e que devem ser observados e detalhados com objetivo de fazer o seu negócio gere os resultados esperados.

Essas dicas te darão uma capacidade maior de logística dentro da sua empresa, mas não irá trazer mais as vendas, em si. Para isso, indicamos a você a leitura do nosso artigo sobre marketing digital, ele vai te ajudar a aumentar sua visibilidade nas mídias sociais.

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