Como montar uma pesquisa de clima organizacional

Você quer saber como os membros da sua empresa se sentem em relação a ela? Qual a importância dessa compreensão e quais etapas para saber dessa informação? Então separei para você 5 passos para montar uma pesquisa de clima organizacional.

A Pesquisa de Clima é uma ferramenta objetiva e segura que visa melhorar o nível de relacionamento entre as empresas e os seus empregados, o que se desdobra em aumento do desempenho empresarial.

Ela se apresenta em forma de questionário físico ou virtual, no qual o empregado responde as questões formuladas com base em sua vivência dentro da organização, demonstrando seu grau de engajamento e satisfação.

Funciona como um o indicador do grau de satisfação dos membros da empresa, bem como identifica a congruência das expectativas dos trabalhadores com as necessidades, valores e diretrizes corporativas.

O primeiro passo ao se pensar em adotar a ferramenta de pesquisa de clima, é concebê-la dentro do planejamento estratégico da empresa, isso porque é necessário identificar o melhor momento para aplicá-la.

Destaca-se que a preparação da pesquisa necessita de uma apropriação, pela equipe de RH, da cultura da empresa e do conhecimento dos objetivos a curto, médio e longo prazo, que a organização deseja alcançar. Assim, conhecendo o direcionamento que a organização está adotando, tem-se propriedade para definir o momento oportuno para o trabalho.

O segundo passo, após definir o momento ideal da realização da pesquisa, é construí-la de forma clara e objetiva, sem deixar os colaboradores confusos na hora de respondê-la. Além disso, as perguntas da pesquisa precisam estar alinhadas com os objetivos da empresa, já conhecidos pelo RH no passo anterior de planejamento. Também precisa conter um campo-aberto para o trabalhador escrever algo que queira relatar, que não foi questionado na pesquisa.

O terceiro passo, é conscientizar os membros da empresa de qual é o objetivo da pesquisa, para que ela serve e quais as contribuições ela pode causar. Ademais, é de extrema importância informar que a pesquisa é sigilosa para a pessoa que for respondê-la se sentir mais confortável para expressar a sua opinião.

Após os passos anteriores, a pesquisa deve ser direcionada a todos os membros da empresa ou da área que se deseja investigar. O ideal é que a pesquisa seja disponibilizada simultaneamente para todos os empregados, para que assim, evite a influência de um grupo já pesquisado sobre outro que ainda não participou. Também é importante que haja uma periodicidade da aplicação da ferramenta, que pode ser anual ou semestral, para garantir dados de inteligência a serem estudados; essa é a próxima etapa.

O quarto passo é reunir as informações e analisar os dados da pesquisa para ser montados em gráficos ou tabelas, para facilitar a leitura das informações, e assim, fundamentar tomadas de decisões. A leitura dessas informações é algo que exige tempo, dedicação e cuidado para que o plano de ação responda as necessidades de mudanças na empresa.

O quinto passo é divulgar para os membros da empresa o resultado da pesquisa, identificando as oportunidades de melhoria e quais mudanças serão propostas. Os trabalhadores precisam estar cientes de quando será divulgado o resultado da pesquisa. O resultado deve ser transmitido com cuidado, pois, alguns dados são sigilosos, e para evitar a publicização dessas informações, pode ser transmitido de forma genérica.

E quais os benefícios que uma pesquisa de clima organizacional pode trazer?

O principal benefício é identificar quais problemas podem impactar no desempenho dos membros da empresa e saber se há necessidade de treinamentos para os colaboradores, realocação de funções e mapeamento de cargas horárias e salários. Além disso, a pesquisa consegue identificar quais os pontos fortes e fracos da empresa.

Sobre a autor:

Levi Andrade Vieira é graduando em Engenharia Mecânica pelo Ibmec-RJ e atua na Ibmec Jr como Coordenador de Marketing.

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