Qual a Importância do MEJ ?


Antes de pensar na importância do MEJ, temos que entender sua origem e o que essas siglas significam.

Vamos lá!!

MEJ significa Movimento Empresa Jr. Essa ideia surgiu na França em 1967, com o objetivo de complementar a formação acadêmica de seus participantes lhes fornecendo experiências diárias e contribuindo para a vivência e crescimento dentro de um ambiente empreendedor.

No Brasil, essa história se inicia em 1988, quando a Câmara de Comércio e Indústria Franco-Brasileira, se encarregou de lançar os conceitos do movimento no país. A primeira empresa Junior brasileira surgiu em São Paulo, a EJFGV, Poli Júnior e UFBA Jr. Juntamente com a chegada das EJ's no Brasil, também foram sendo criadas as confederações como: Brasil Junior, que tem a missão de formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil. Atualmente, pode-se dizer que estamos alcançando esse objetivo, contamos com mais de 1.200 empresas juniores, que se dividem em mais de 25 federações e impactam a cada dia mais 16 mil empresários juniores.

Através desses números, é possível perceber a grandeza e profundidade desse movimento que a cada dia cresce e alcança mais pessoas. Pode-se dizer que o objetivo de formar um Brasil mais empreendedor está sendo cumprido, tanto em questão de valores obtidos, quanto no alcance interpessoal de quem participa dessa experiência incrível!

Depoimentos de quem participa do Movimento Empresa Junior:

O diretor de Projetos da CEFET Jr., Lucca Serpa, contou um pouco mais de sua experiência nesse movimento:

“ Cara, eu diria que a primeira coisa que relaciono com o MEJ é o sentimento de comunidade. Quando entrei na CEFET Jr. Não imaginava que existiam tantas pessoas com o mesmo propósito que o meu, ainda mais fora da faculdade. Me senti mais feliz pois vi que não estávamos lutando sozinhos pelos nossos ideais, era algo próximo e conectado. Eu vejo o movimento como uma forma de manter vivo o desejo de transformação dos universitários, unindo todos eles em prol de melhorias no país de modo geral, por exemplo. Fora isso, o MEJ abre nossos olhos quanto ao mundo real nos tornando mais preparados para o que vier, além de nos dar oportunidade de cultivar amizades e crescermos como pessoas e profissionalmente. Para mim, são basicamente esses fatores que mostram a importância da existência do movimento."

O Pedro Brasil, consultor do CEFET Jr., também opinou sobre o assunto:

“O MEJ para mim é uma inspiração. Fico feliz em ver tantas pessoas novas aprendendo e evoluindo a cada dia mais. Daqui saem os futuros líderes do nosso país ,fazendo uma analogia ao futebol, o MEJ seria a nossa categoria de base, para que ao chegarmos no profissional estejamos prontos para situações adversas e saibamos superá-las”

Sobre a autora: Juliana Campos é graduanda de Direito na faculdade Ibmec- RJ. Na Ibmec Jr. atua como Diretora de Gestão de Pessoas.


271 visualizações
Unidade Centro

Av. Pres Wilson, 118 - 9º Andar

Centro, Rio de Janeiro

CEP: 20030-020

Unidade Barra 

Av. Armando Lombardi, 940

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

CEP: 22630-020

Telefone:

(21) 99728-6999

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

© 2020 Copyright Ibmec Jr Consultoria Empresarial - Todos os direitos reservados.

CNPJ: 01.419.692/0001-70  |  Empresa sem fins lucrativos