Aprenda e Empreenda: Como transformar uma ideia em um grande negócio


Um passo-a-passo, orientado por especialistas, para tirar sua ideia do papel e transformá-la em um empreendimento lucrativo. Tudo em uma linguagem que você consegue entender.

Mais conhecimento, Menos riscos, Mais acertos!

Então, você teve uma boa ideia e acredita que esta ideia pode virar um negócio promissor, mas você não sabe por onde começar?

É justamente para você que a Ibmec Jr Consultoria criou uma série de posts especiais sobre este assunto: Um passo-a-passo para transformar sua ideia brilhante em um negócio de sucesso.

Acreditamos que com conhecimento você tomará melhores decisões e com isso correrá menos risco, garantindo assim mais acertos e melhores resultados. E ai, se interessou? Então vamos lá!

E não se preocupe: É grátis! ;D

Vamos ao que interessa...

“O que preciso saber para ter o meu próprio negócio? ” Esta é uma dúvida muito comum entre novos empreendedores. É importante que você entenda que apenas uma boa ideia não, necessariamente, significa um bom negócio. Diversos são os pontos que precisam ser analisados, planejados e executados, tais como análises de mercado, projeções de receitas, estudo dos fornecedores e concorrentes, perfis de clientes… Enfim, são muitas as horas de trabalho para garantir que uma empresa alcance o tão sonhado sucesso, isso tudo antes mesmo de começar a realizar as primeiras vendas dos seus produtos e/ou serviços.

Mas afinal, quais são essas etapas?

Etapa Nº 1 - Defina, com clareza, sua ideia de negócio!

Este é o ponto de partida que todo empreendedor deve respeitar. Neste momento é importante sentar e refletir, coletar dados e verdadeiramente definir o negócio que se quer abrir.

Não vá pelo que “ouvi dizer”, ou pelo “instinto empreendedor”, o famoso: “estou sentido que vai dar certo”!

Quantas vezes nós ouvimos alguém falando a frase “quero abrir algo no ramo de alimentação. Alimentação sempre dá dinheiro”. Há dois problemas nessa típica frase, ou em frases parecidas. O primeiro é que isso não é uma verdade absoluta, cada empresa é diferente da outra, mesmo que ambas estejam no mesmo ramo.

Um exemplo bem simples. Segundo o relatório de sobrevivência das empresas no Brasil, elaborado em 2016 pelo Sebrae, 3 em cada 10 empresas abertas no segmento de alimentação fecharam as portas em menos de 2 anos. Este segmento inclui empresas como lanchonetes, restaurantes, pensões, supermercados, entre outras. Alimentação não dava dinheiro sempre? O que acontece então para algumas empresas darem certo e outras fecharem com enormes prejuízos?

São muitas as variáveis!

Diversos são os fatores que influenciam o desempenho de um negócio, podemos dividi-los em duas categorias principais: Fatores Externos e Fatores internos da sua empresa.

Neste momento o seu foco deve estar na ideia, que está apenas na sua cabeça, e deve ir para o papel. E quando falo papel estou me referindo a papel de verdade:

  • Escreva o que será o negócio;

  • O que pretende vender;

  • Onde será o ponto de vendas;

  • Quem você imagina como sendo seus clientes;

  • Imagine uma faixa de preço;

Enfim, pense e escreva tudo. Pois assim, quando for analisar os fatores, que comentamos agora a pouco, você já terá sua ideia mais estruturada, sem correr o risco de esquecer alguma coisa.

Esta não será uma tarefa fácil, em muitos momentos você vai preferir conversar sobre sua ideia com as pessoas ao invés de parar para escreve-la, mas dedique-se! Conversar é muito bom, mas é vital que tudo seja anotado.

Lembre-se: Esta pode ser a ideia da sua vida, lute por ela e vença qualquer desafio!

O segredo é ter uma análise precisa sobre estes fatores, o que garantirá o sucesso ou o fracasso da sua empresa. Mas o que deverá ser observado nesta análise é o assunto da nossa próxima postagem:

Etapa Nº2 - Entenda (muito bem) o mercado que você irá atuar!

Fique ligado! Inscreva-se e continue acompanhando nosso blog, e nossas redes sociais, na próxima quinta-feira tem mais dicas de como transformar sua ideia em um negócio de sucesso.

Sobre o Autor:

Felipe Lemes é graduando em Administração pelo Ibmec-RJ, e atua como consultor de marketing da Ibmec Jr.


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